• Oswaldo Santucci

Nosso caminho de excelência e confiança

Bons profissionais, suporte aos participantes, temas que possam cobrir tudo de importante para o trabalho do futuro constelador e de uma forma que atenda também à reciclagem dos profissionais e possa apoiar os que querem praticar mais com um suporte que traga CONFIANÇA.

Temos recebido diversos depoimentos e mensagens aqui no Instituto Conexão Sistêmica. Pessoas que querem saber do nosso início com as constelações, que sugerem temas para abordarmos nas newsletters, vídeos no canal no youtube e para os áudios. Outras pessoas mandam carinhosos depoimentos contando que seguiram o rumo profissional de estudos devido a nossa sugestão nos cursos – é verdade a gente sempre incentiva todos a estudarem e assim aumentar suas capacidades-  pelos profissionais que trazemos, pelos ensinamentos, pelo acompanhamento que damos aos participantes, pelo cuidado e atenção aos temas e tantas outras mensagens que nos dão mais e mais responsabilidade para seguir um caminho de excelência


Hoje vou compartilhar sobre nossa trajetória.


A Glaucia e eu chegamos até as constelações depois de diferentes treinamentos, cursos e aperfeiçoamentos para o trabalho com as pessoas em desenvolvimento pessoal e técnicas de trauma terapia. O encontro com as constelações veio quando conhecemos o Alicio Gobis por recomendação de uma amiga da Glaucia chamada Izabel Telles.


Daí rapidamente fomos buscar as formações. Na época escolhemos um modelo cujos facilitadores/professores eram os profissionais que vinham da Europa e ao mesmo tempo aproveitávamos a oportunidade de assistir ao Bert Hellinger quando ele vinha ao Brasil ou Argentina. Aliás no Instituto Bert Hellinger da Argentina encontramos diversas publicações e vídeos que nos ajudaram a aprofundar nos conceitos que Hellinger passava nas diferentes apresentações e nas suas constelações.  Assim seguimos  e recebemos os ensinamentos de Gunthard Weber, Jakob Robert Schneider, Sieglinde Schneider e em seguida, Christine Essen, Michael Blumeinstein, Jakob Stam entre outros tão especiais para nosso aprendizado. Aprendíamos vendo as constelações e fazendo uma ligação com nosso background e com nosso trabalho.



Assim criamos uma rotina para estudar e dentro do possível ver todos aqueles que vinham da Europa e Estados Unidos, além de assistir as constelações dos colegas mais experientes que faziam suas oficinas aqui no Brasil. Foi nesta busca que no Instituto da Marise Sampaio, na Bahia, encontramos a Dra. Ursula Franke Bryson e depois seu marido Thomas Bryson. Deste encontro de forma meteórica nasceu um projeto muito bem planejado e estruturado para nossos cursos, treinamentos e workshops na área de constelação buscando o que nós quatro achávamos mais que importante, fundamental:


-> Os facilitadores precisariam ter experiencia internacional e saber ensinar como eles usavam as constelações nos diferentes settings de seus trabalhos nos treinamentos e cursos.

-> Um processo de conteúdo, prática e mini constelações onde os participantes seriam clientes, facilitadores, co facilitadores e representantes vivenciando cada papel e cada importante lugar com as explicações dos passos necessários para encontrarmos, no futuro, a possibilidade de confiança em trabalhar com as pessoas.

-> De forma responsável,  acompanhada e supervisionada por nosso grupo, colocar todos para facilitar nos pequenos grupos dando incentivo ao “fazer”, praticando  para ser um bom profissional.

-> Abrir espaço para dar “voz” aos que tinham conteúdo e queriam mostrar algo de seu trabalho e forma de ver as constelações – em razão disto editamos as revistas, livros e publicações de colegas brasileiros, sul americanos e novos da Europa, África e Ásia.


Dra. Ursula Franke Bryson e Thomas Bryson

Este modelo elaborado pela Dra. Ursula nos deixou absolutamente satisfeitos pois atendia tudo que queríamos para montar a ideia de um Instituto aqui no Brasil. E assim sentimos uma nova possibilidade de atuar, ensinar e continuar nosso aprendizado. Foi tudo uma revolução. Já no primeiro workshop e, principalmente no primeiro módulo de nosso novo treinamento, ouvíamos dos participantes feedbacks como: 


"Eu estudo há “x” anos e nunca tive a chance de facilitar ou de protagonizar um processo com este apoio que dá segurança para fazer. Tem as constelações, depois as explicações e este “a mais” que é a gente participar e poder treinar neste ambiente seguro pelo suporte."


A sequência disto se mantem até hoje trazendo os novos temas que vão surgindo pelo mundo. Sempre com bons profissionais, suporte aos participantes, temas que possam cobrir tudo de importante para o trabalho do futuro constelador de uma forma que atenda também à reciclagem dos profissionais e possa apoiar os que querem praticar mais com um suporte que traga confiança.


Para mim tem um detalhe que é fundamental:


Todos podem fazer os programas de maneira sequencial e também podem optar por participar de forma avulsa ganhando a certificação quando termina a quantidade de horas necessárias e ainda participar quando o tema proposto interessar.


Para ampliar as possibilidades neste ano de 2020 faremos 3 módulos exclusivos com os temas do que chamamos das bases fundamentais para os que estão no começo ou que queiram rever os temas neste formato de aprendizado. 


Confira a agenda dos próximos treinamentos aqui e venha estudar conosco!




© 2017 por Conexão Sistêmica

contato@conexaosistemica.com.br

R. Clodomiro Amazonas, 1099 - Sala 56 - CEP: 04537-012  | SP | (11) 5055-8258 | (11) 97088-4087 (Whatsapp)