“Não levamos ninguém pelos caminhos que não passamos”

Ao longo de 2020, o Instituto ministrará o Curso Bases Fundamentais de Constelações Sistêmicas, formação separada em três módulos. Refletindo sobre seu conteúdo e muitos assuntos que precisam ser conhecidos e apresentados, e inclusive atendendo a pedidos nas mídias sociais, vamos falar hoje sobre a relação dos filhos, seus pais e irmãos.


Stephan Hausner tem uma frase que lembra a todos sobre os princípios destes enredo “Os filhos só podem ser crianças quando os pais são adultos”.  A simplicidade desta lembrança revela o cerne de muitos emaranhamentos, pois crescemos e permanecemos fora de nosso lugar. A razão para que isto aconteça não é o nosso foco neste texto, pois estes assuntos são singulares e a princípio as dinâmicas precisam ser contextualizadas antes de qualquer análise e avaliação.



O que nos interessa é lembrar que quando nos desenvolvemos fora de nosso lugar aprendemos a fazer as ações na nossa vida dentro deste modelo disfuncional – claro que todas estas ações mesmo que fora da ordem estão conectados a um determinado serviço e, portanto, ganham a sensação de que estão funcionando para aquele fim que, muitas vezes não sabemos, mas que percebemos estarmos certos pois a sensação de pertencimento ganha força.


“Para pertencer fazemos qualquer coisa até mesmo anular o caminho de nossa alma” – esta é uma frase minha que uso para explicar muitas dinâmicas e para os clientes compreenderem e perceberem certos cenários -  aqui demonstrando que para pertencer abrimos mão de nossa autonomia e um lugar na vida fora do “serviço” infantil dentro das famílias.


Por esta razão, quando preparamos nosso modelo de apresentação destas bases e fundamentos para o Curso, demos um “tom” especial para ir além da explicação sem que ela esteja contextualizada e assim percebemos exatamente aquilo que explica o motivo principal que fazemos desta ou daquela forma em termos de ação e reação na vida. E que portanto ganhamos condições melhores de entendermos, na prática, o que está acontecendo com o nosso cliente.Lembramos sempre da frase que baseia nosso modelo de ensinar as constelações familiares –  “Não levamos ninguém pelos caminhos que não passamos” – Thomas Bryson nos lembra sempre disto.

Convidamos vocês a aprofundarem seus conhecimentos neste curso planejado com excelência para que cada módulo tenha bases contextualizadas e mostradas na prática.

Acesse aqui e inscreva-se.

- Por Oswaldo Santucci -

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2019 por Conexão Sistêmica

contato@conexaosistemica.com.br

R. Clodomiro Amazonas, 1099 - Sala 56 - CEP: 04537-012  | SP | (11) 5055-8258 | (11) 97088-4087 (Whatsapp)