• Oswaldo Santucci

Intenção como recurso na solução de conflitos




Assuntos importantes em nossas vidas algumas vezes tornam-se muito difusos, gerando uma massa de conflito que acaba nos fazendo acreditar que não exista saída possível. Tentamos diferentes formas para tirar esse assunto de nossa mente, focando nossa atenção e inteligência, mas o assunto continua parecendo não ter solução.

Outras vezes, não sabemos exatamente o que está acontecendo, mas sentimos uma profunda desconexão com o aqui e agora, como se houvesse um vazio da presença e estivéssemos em completa dissociação com o nosso sentir, pensar e agir em relação aos nossos verdadeiros propósitos. Neste momento, nossas próprias explicações internas perdem sentido e nos distanciamos cada vez mais dos fatos reais, criando, mentalmente ou em nossas próprias sensações percebidas, situações como se estivéssemos em um labirinto, fazendo com que permaneçamos nos mesmos lugares sem enxergar saídas possíveis, mesmo depois de tentarmos diferentes estratégias.

Já se viu nessa situação? Bem-vindo! Neste momento, não existe mais a menor condição de estar errado: estamos diante de um caso que costumamos chamar por “raízes sistêmicas”. São casos cujas possibilidades de compreensão estão em fatos e percepções transgeracionais, que produzem em nós uma profunda ligação por espelhamento, lealdade ou compreensão.

Quando a situação pede, precisamos abreviar esses diagnósticos e, por isso, durante muito tempo usamos incluir a “origem” de todas as situações como parte fundamental para ampliar as possibilidades de encontrar lugar para caminhar sistemicamente.

Para dar um caminho e uma metodologia para o trabalho com pessoas, há quatro anos modulei uma sequência para processos de coaching sistêmico pessoal e profissional em ambiente onde são necessários mais recursos, já que nem sempre é possível usar somente uma colocação ou uma constelação familiar. Dessa forma, pude perceber que um recurso começou a se mostrar importante para o nascimento destes sistemas que tem um comportamento no qual a finitude do mesmo é inerente à própria existência.

Este recurso que entra como parte importante do início de tudo é a INTENÇÃO.

A intenção é um componente fundamental para dar luz a situações muito difíceis de enxergar pelos fatos somente, como exemplo o filho que sente uma profunda tristeza sem saber que uma mulher um dia perdeu o noivo, que hoje é seu pai, e assim tudo pode seguir até o ganho da sua própria vida. Desta forma, temos inúmeros exemplos importantes conhecidos por abrirem espaço e caminho para solução quando olhamos para as origens e intenção, esta última menos considerada ou conhecida, mas que faz parte de tudo pois é a verdadeira impulsionadora de nosso movimento na direção do novo.

Vale lembrar que aqui falamos da verdadeira intenção, aquela que muitas vezes nem sabemos ou nos lembramos mais. Portanto, minha sociedade montada para a união de duas forças, de fato resolve a falta de segurança de uma parte ou a falta de confiança de outra.

As disfuncionalidades apresentadas com transes ou traumas dos sistemas com causas muito subacopladas em contextos e histórias, podem ganhar uma possibilidade de caminho de solução ao transformar a massa de conflito em problemas - e no trabalho sistêmico sabemos que problemas normalmente encontram recursos para soluções.



“Em nossas viagens interiores nos tornamos puros na medida em que acrescentamos e nos tornamos totais quando assumimos tudo. E como retornamos de nossas viagens interiores? Puros e totalmente presentes.”
- Viagens Interiores, Bert Hellinger -



“Um pensamento é puro quando é objetivo, quando reflete simplesmente a realidade que se manifesta, sem outra intenção. Com o amor é diferente. O amor é puro quando inclui, em vez de excluir. É puro quando inclui tudo em si e torna puro o que inclui.”

(Bert Hellinger)

No livro "O Mundo das Constelações", trouxemos 31 artigos de importantes  profissionais da área sistêmica, com técnicas, conteúdos, exercícios e conceitos que estimulam o aprendizado e desenvolvimento pessoal. Esse livro foi desenvolvido como homenagem ao Bert Hellinger e está disponível em nossa loja online.

>> Conheça<<



© 2017 por Conexão Sistêmica

contato@conexaosistemica.com.br

R. Clodomiro Amazonas, 1099 - Sala 56 - CEP: 04537-012  | SP | (11) 5055-8258 | (11) 97088-4087 (Whatsapp)