Treinamento Internacional em Constelação Sistêmica

Certificação Internacional pela ISPAB: Institut für Systemische Psycoterapie, Aufstellung und Beratung, Munique

Nossos treinamentos incluem uma parte teórica e pratica sendo que todos os participantes vivenciam os ensinamentos de cada módulo no lugar do facilitador, do cliente e do co-facilitador em pequenos e grandes grupos. Assim todos tem oportunidade de se desenvolver na prática e nos seus assuntos pessoais. Será dada a oportunidade aos participantes do treinamento trabalharem seus assuntos em uma constelação de acordo com o tema e a possibilidade do facilitador.

Facilitadores & Palestrantes:


Glaucia Paiva – Brasil

Glaucia Paiva Santucci é terapeuta, atende em seu consultório particular desde 1988. Atualmente, usa a integração das técnicas do Método Mayo combinado com a Abordagem Sistêmica e a Experiência Somática. Desde 2009, é diretora do Espaço Conexão Sistêmica, que promove Treinamentos Internacionais sobre o Pensamento Sistêmico no Brasil e Fundadora da Editora Conexão Sistêmica que publica a revista Conexão Sistêmica Sul, livros e DVDs sobre o pensamento sistêmico. Facilita workshops e seminários de educação, pedagogia e constelações sistêmicas em todo o país.

Oswaldo Santucci – Brasil

Oswaldo Santucci é consultor especialista em educação e capacitação sistêmica em empresas e negócios familiares. É economista com formação em marketing e especializado na visão sistêmica para organizações e pessoas. Tem formação internacional para as constelações sistêmicas para o coaching sistêmico. É co-fundador do Espaço Conexão Sistêmica e da Editora Conexão Sistêmica.Como diretor da Foco Sistêmico Inbetween atua como consultor e coaching dentro da perspectiva, da abordagem e do pensamento sistêmico e facilita constelações sistêmicas em diferentes settings sociais, educacionais, pessoais e empresariais.

Dra. Ursula Franke-Bryson – Alemanha

Dra. Ursula Franke-Bryson é detentora do primeiro título de PhD em Constelações Sistêmicas. Possui doutorado em Psicologia Clínica sobre constelação familiar e tem extensa experiência em consultório e formação em terapias corporais, transpessoais e comportamentais. Licenciada pelo governo em psicologia de comportamento é professora do departamento de psicologia clínica na Ludwig Maximilian Universidade, em Munique. Realiza seminários, supervisão, treinamento para terapeutas em constelação familiar. Faz treinamentos em terapia do corpo, de comportamento, hipnoterapia, Gestalt e terapia de curto prazo, orientado na solução e treinamentos em vários métodos de cura humanística e alternativa. Tem experiência como psicóloga em uma clínica psiquiátrica. É co-fundadora da revista Conexão Sistêmica Sul, instrutora sênior do primeiro Intensivo de Constelações Sistêmica Internacional Sul-americano e dos Treinamentos de constelação sistêmica existentes em São Paulo. É diretora do Institut fuer Systemische Psychologie, Aufstellung und Beratung em Munique, Alemanha, membro da Organização Internacional de Constelações Sistêmicas (ISCA), e integra o conselho editorial da publicação alemã Pra­xis der Systemaufstellung. Dra. Ursula é instrutora reconhecida pela DGfS, Associação Alemã de Consteladores de Sistemas, requisitada internacionalmente e atualmente tem compromissos no Brasil, Japão, Rússia, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Itália e África do Sul, além de atender em consultório particular em Munique, Alemanha. Ela é autora do livro The River never looks back? (em português, Quando fecho os olhos vejo você), que traça o caminho da Constelação Sistêmica na psicologia convencional. Foi traduzido para vários idiomas e se tornou ponto de referência internacional para terapeutas, coaches e consultores interessados em usar a constelação sistêmica em seus consultórios.

Thomas Bryson – Alemanha

Thomas Bryson é co-fundador da Revista Conexão Sistêmica Sul, instrutor do Institut fuer Systemische Psychologie, Aufstellung und Beratung em Munique e criador do treinamento Empowerment Pessoal para Executivos e do processo O Transe de Dois Segundos. Atualmente Bryson traz para o seu trabalho muitos anos de experiência como enfermeiro paliativista, cuidando e aconselhando pacientes terminais e suas famílias. Ele se especializou no uso do Aikido Emocional para lidar com emoções difíceis. Thomas tem certificado como facilitador em Constelações Sistêmica, em 2004, pelo Human Systems Institute, Portland, Oregon USA. É treinador associado com Dra. Ursula Franke desde 2007. É membro da ISCA International Systemic Constellation Association e BSN, Oregon Health Sciences University. Thomas é enfermeiro registrado com extensa experiência com pacientes terminais. Bryson tem certificado de Enfermeiro Holístico pela American Holistic Nurses Association; 15 anos de imersão em meditação zen e é especialista em usar a coordenação corpo mente com emoções difíceis. É autor do livro O Poder da Presença. Lições aprendidas no decorrer de suas experiências nas áreas de paliativismo, biologia, ecologia, meditação Zen, física quântica, epigenética e psicologia tornam abordagem em relação ? constelação sistêmica, simples e direta.

Karin Schoeber – Áustria

Karin Schoeber é nascida em 1960, Áustria, é casada e tem dois filhos. Atua como psicoterapeuta em consultório particular, é supervisora e coach. Conhece constelações desde 1987. Treinada em Constelação Sistêmica com Bert Hellin­ger, Matthias Varga Von Kibed, Jakob Schneider, Gunthard Weber, Guni Baxa, Christine Essen, entre outros. Membro da OEFS Österreichisches Forum Systemaufstellungen. Certificada em Trauma Terapia (Experiência Somática) com Peter Levine; psicologia HDS-R Human Developmentand Social Relations; Relações Sociais e Desenvolvimento Humano; Estudos em Antropologia Cultural, Psicologia; Vasto histórico em diferentes métodos terapêuticos: Gestalt, Transition Learning Systems, Core Energetics. Além do seu trabalho terapêutico, tem supervisionado desde 1992 dife­rentes equipes, nos setores social e de saúde, universitário e privado. Karin tem experiência em vários outros métodos de Terapia Corporal, como massagem, respiração, transe, terapia crânio-sacral.

Richard Wallstein – Inglaterra

Richard Wallstein é americano, mas vive na Inglaterra desde 1987. Ele facilita e ensina o trabalho sistêmico internacio­nalmente. Richard trabalha em ambos os contextos: familiares e organizacionais. Ele conheceu o trabalho no início de1990 e estudou com Hunter Beaumont e Bert Hellinger por muitos anos. Foi um dos instrutores fundadores do Institu­to Hellinger da Grã-Bretanha, que depois de alguns anos continuou a sua formação sob o nome do Centro para Estudo de Sistemas Íntimos e Sociais. Em 2009, Richard e seus colegas transferiram o Centro para um grupo de seus alunos, que criaram o Centro de Constelações Sistêmicas e Richard é um membro do corpo docente sênior. Richard tem praticado seu próprio desenvolvimento espiritual. Desde 1996 estuda na Escola Ridhwan de AH Almaas. Desde 2006 ele é um discípulo reconhecido da linha de Mahamudra e também recentemente um discípulo reconhe­cido da linha de Dzogchen. Richard pratica psicoterapia individual e coaching executivo em Londres.

René Schubert – Brasil

Psicólogo Clínico – Psicanalista – Palestrante – Facilitador – Atendimento à clientela infantil e orientação familiar. Experiência em Psicodiagnóstico Infantil e tratamento com crianças especiais. Atuação em ambulatório de reabilitação psicossocial infantil, escola especial e consultórios (adulto e infantil) em São Paulo. Vivência no desenvolvimento de projetos de acompanhamento terapêutico, sendo responsável pela condução de grupos operativos terapêuticos voltados à pacientes psiquiátricos. Palestrante em cursos e workshops abordando temas de: saúde mental, qualidade de vida, família, sexualidade e atualidades. Facilitador em processos psíquicos internos, a partir de vivências e workshops de Constelações Sistêmicas Familiares e Profissionais. Fluência nos idiomas alemão, inglês e italiano. Especializações: Pós-graduação Latu-Senso em Teoria Psicanalítica no COGEAE-PUC/SP. Formação Psicanalítica no Instituto de Psicanálise Lacaniana (IPLA) pela Escola Brasileira de Psicanálise (EBP). Formação em Equoterapia pela ANDE-Brasil e pela Universidade de Brasilia. Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela The Society of NLP (USA). Formação em Constelações familiares e Constelações empresariais no sistema Bert Hellinger pelo Instituto de Filosofia Prática (coordenação de Peter e Tsuyuko Spelter – SP – Brasil) e com Bert e Sophie Hellinger pela Hellingerschule (Alemanha). Membro da Hellinger Sciencia. Formação continuada a partir de Treinamentos internacionais via Espaço Conexão Sistêmica com os profissionais Dra. Ursula Franke Bryson, Thomas Bryson, Una O Connel, Richard Wallstein, e outros profissionais ligados à Institut für Systemische Psychotherapie, Aufstellung und Beratung ( Munique – Alemanha).

 

 

Programa: Temas & Módulos

Modulo 1:

Tema: Fundamentos do Pensamento Sistêmico e o princípio da Lealdade Sistêmica Data:  10 | 11 | 12 de abril 2015
Facilitadores: Oswaldo Santucci | Glaucia Paiva – Brasil
Programa: Consciência, atitudes e fundamentos sistêmicos: pertencimento, equilíbrio de troca e ordem | princípio da lealdade sistêmica | as diferentes consciências. Trabalho prático e individual em pequenos e grandes grupos.

Modulo 2:

Tema: Constelações Individuais e fundamentos do movimento primário interrompido
Data: 19 |20 |21 de junho de 2015
Facilitadores: Oswaldo Santucci | Glaucia Paiva – Brasil
Programa:
Presença | Genograma | Ressonância | Origens | Constelações individuais e ancoras | fundamentos do movimento primário interrompido |sentimentos primários e secundários. Trabalho prático e individual em pequenos e grandes grupos.

Modulo 3:

Tema: A integração do espiritual na prática do trabalho sistêmico.
Data: 14 | 15 | 16 de agosto de 2015
Facilitadores: Oswaldo Santucci | Glaucia Paiva

Modulo 4:

Tema: Comendo para os ancestrais: Distúrbios alimentares
Data: 02 | 03 | 04 de outubro de 2015
Facilitadores: dra Ursula Franke-Bryson | Thomas Bryson
Programa:
Nossas relações com a alimentação estão profundamente enraizadas em milhares de gerações de condicionamento evolucionário. A verdade biológica é que a alimentação sustenta a vida. Quando os recursos alimentícios são limitados em tempos de ruptura social e estresse causado por guerra, clima ou migrações, a qualidade e quantidade de comida disponível pode ser a diferença entre vida e morte. Em tempos de escassez de alimentos, dois elementos essenciais são a gordura para armazenar calorias e o sal para manter o equilíbrio de fluídos. Mesmo em tempos sem escassez de comida, o corpo lembra o nosso passado ancestral. Ao invés de nos ajudar a prosperar, inconscientemente a alimentação pode contribuir para doenças crônicas, obesidade, anorexia e imagens distorcidas do corpo. Padrões de respostas inconscientes ao estresse são hereditárias. Padrões que fizeram sentidos aos nossos ancestrais no passado podem estar em desacordo com situações atuais. Ainda assim, esses padrões podem persistir como sintomas que aparecem durante a terapia. Cada indivíduo tem uma combinação única de traços e cada cultura tem as suas características próprias. Estruturas sociais, tabus relacionados a comidas e rituais alimentares são ricos em diversidade. Ainda assim, em todas as culturas existe um entendimento ancestral e biológico da fome. Trabalho prático e individual em pequenos e grandes grupos.

Modulo 5:

Tema: Utilizando as constelações de estrutura para o atendimento individual
Data: 04 | 05 | 06 de dezembro de 2015
Facilitadores: Oswaldo Santucci | Glaucia Paiva: Brasil
Programa:
Entrevista sistêmica
Os princípios sistêmicos no contexto do coaching sistêmico
Os contextos que se sobrepõem
A integração sistêmica
As estruturas sistêmicas para o atendimento individual
Mini constelações de decisão, integração, dilemas e busca de soluções.
Dentro dos processos terapêuticos: como utilizar as constelações de estruturas no contexto individual

Modulo 6:

Tema: Traumas e vínculos sistêmicos e o olhar para a morte
Data: 04 | 05 | 06 de Março de 2016
Facilitadores: Oswaldo Santucci | Glaucia Paiva | René Schubert: Brasil
Programa:
Teoria do trauma | auto-regulação | vínculo seguro e inseguro | neurônios espelho | Epigenética | Identificação | o olhar para a morte do ponto de vista sistêmico. Trabalho prático e individual em pequenos e grandes grupos.

Modulo 7:

Tema: Dinâmicas da gestação e nascimento e o relacionamento do casal do ponto de vista sistêmico.
Data: 20 | 21 | 22 de maio de 2016
Facilitadora: Karin Schoeber: Áustria
Programa:
Por essa fase da vida ser tão profunda e complexa e por depender da qualidade de relacionamentos do casal, tende a gerar diferentes padrões de comportamento que podem acompanhar a criança até a fase adulta. Vamos desenvolver, através de recentes descobertas do trabalho sistêmico, soluções para esse especial momento do grupo familiar. Trabalho prático e individual em pequenos e grandes grupos.

Modulo 8:

Tema: Frases de solução e recursos sistêmicos e o campo da solução
Data: 05 | 06 | 07 de Agosto de 2016
Facilitadores: Oswaldo Santucci | Glaucia Paiva: Brasil
Programa:
Presença | Entrevista | Frases de solução | dinâmicas do salvador | Recursos | O recurso da Justa razão | perguntas circulares | autonomia e pertencimento. Trabalho prático e individual em pequenos e grandes grupos.

Modulo 9:

Tema: Relacionamentos e as constelações
Data: 23 | 24 | 25 de setembro de 2016
Facilitadores: dra Ursula Franke-Bryson | Thomas Bryson
Programa:
Neste treinamento, os participantes irão aprender de forma teórica e prática: Como as relações de casal podem dar certo. Como somos atraídos pelo transe familiar e de que forma podemos sair deles, assim podemos nos dedicar a vida com mais facilidade, poder e liberdade. Reconhecer a importância de desenvolver limites e respostas adequadas, de modo que nossas relações sejam de suporte dando recursos aos nossos mais profundos valores e intenções. Para melhorar a clareza e se tornar mais confortável sendo quem somos. Trabalho prático e individual em pequenos e grandes grupos.

Modulo 10:

Tema: Saúde e Doença: Padrões e vínculos.
Data: 02 | 03 | 04 de Dezembro de 2016
Facilitadores: Glaucia Paiva & Oswaldo Santucci

Carga Horária:

O Treinamento ocorrerá durante os anos de 2015 e 2016 e terá dez módulos. Cada um dos módulos terá dura­ção de três dias, ocorrendo sempre às sextas, sábados e domingos. Serão 22 horas por módulo, totalizando 220 horas.

Sexta feira e Sábado:

08h00: Inscrição, credenciamento e liberação dos crachás
09h00: Início do treinamento
10h30: Intervalo
10h45: Reinício do treinamento
12h30: Almoço
14h00: Início da parte da tarde
15h30: Intervalo
15h45: Reinício do treinamento
18h00: Encerramento do dia


Domingo:

09h00: Iní­cio do treinamento
11h00: Intervalo
11h15: Reinício do treinamento
14h00: Encerramento

Certificação:

Terão direito ao certificado os participantes que comparecerem a pelo menos nove dos dez módulos, e quitarem todos os dez módulos do Treinamento, podendo repor o módulo que não foi feito na próxima geração da formação.

Os participantes que concluírem os 10 módulos do Treinamento receberão um certificado de Facilitador em Constelação Sistêmica, do Espaço Conexão Sistêmica em parceria com a ISPAB (Institut für Systemische Psychotherapie, Aufstellung und Beratung) München

Outras Informações:

Realização e outras informações:
Espaço Conexão Sistêmica
Email: contato@conexaosistemica.com.br
tel 11 50558258 cel 11 982024087

Local do evento: Rua Clodomiro Amazonas 1099
Sala 101 Itaim-Bibi – São Paulo – Capital.